Italian food

08/09/2008

 

Comida italiana, às vezes, não é para principiante. Os molhos mais fortes, tantas vezes puxados no vinho, podem assustar. O privilégio a algumas carnes, também.

A ponto de esquecermos que “comida italiana”, a bem da verdade, não existe. Existem muitas comidas regionais e seus infinitos diálogos. E existe uma comida italiana internacionalizada, que recorre a técnicas que estão presentes também na Espanha, na França, no Brasil. Além, claro, de pensar e retrabalhar ingredientes e formas típicas (naturalmente típicas ou tipicamente não-naturais).

Nem sempre o resultado dá certo (e o fracasso também não é exclusividade da gastronomia italiana). Felizmente, com Pier Paolo Picchi, tem dado.

Depois de passar pelo Filomena, pelo Emiliano e por outras casas, Picchi abriu a própria.

E começa uma refeição com um couvert delicioso, composto por um bolo salgado, sardella bem preparada (isto é, radicalmente diferente da encontrada nas cantinas & cia.), molho de tomate fresco, grissini e creme de abóbora.

Depois vem uma oferta da casa: uma inesquecível bresaola de atum, original, intensa e equilibrada, acompanhada de chutney de manga.

O pato ao vinho com lentilhas decepciona um pouco. É bem servido (coxa & sobrecoxa), frito pós-confit, mas a lentilha é quase dispensável (por que não um acompanhamento cítrico?) e o molho de vinho é carregado, pesa um pouco além do que deveria. O resultado do prato é bom, mas não é ótimo.

Só que o atum mi-cuit com risoto de cítricos compensa. O peixe vem precisamente no ponto e, embora o limão do risoto prevaleça a outros cítricos, combina bem e arremata.

Na sobremesa, o óbvio italiano: tiramisù bem preparado, sem álcool. E o café é correto.

No conjunto, 166 reais (um casal, sem vinho – coisas da Lei Seca).

Valeu a pena. Habemos comida italiana a preço honesto.

Picchi

Rua Jerônimo da Veiga, 36, Itaim, SP

tel. (11) 3078 9119

Como chegar lá (Guia 4 Cantos): Picchi

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: