Confiança

28/10/2008

Todo mundo tem seu restaurante de confiança. Aquele a que você vai quando não está com muita vontade de pensar e de escolher.

Lá – você sabe – vai encontrar boa comida e o que é menos comum do que se supõe: regularidade.

Tenho uns dois ou três nessa categoria.

Ontem à noite, saí da reunião de pais na escola de minha filha e fui a um deles: o Ici.

O atendimento é bom sem ser exagerado; a sommelière é atenciosa, honesta e, ocasionalmente, surpreende.

Sobretudo, a comida de Benny Novak é boa.

O ventinho noturno, após dias de calor horroroso, me fez esticar o olho para o cassoulet.

Minha mulher pediu o magret, acompanhado de figo e purê de batatas com azeite trufado.

Não havia nem cheiro (literalmente) do azeite, mas o magret veio com precisão: intenso e delicado. Aquele jeito ambíguo do peito do pato, que é macio, mas não se deixa dobrar.

Meu cassoulet, acompanhado de uma coxa de pato confit, era uma delícia. A coxa: assada e rapidamente passada na frigideira para a pele ficar crocante. O feijão: mordível – ou seja, sem amolecer demais e ficar pastoso. A línguiça, saborosa, mas não impositiva.

Na sobremesa, uma única tarte tatin, cuja massa poderia ser mais crocante.

Café correto, numa xícara transparente – acho ruim.

Um Bordeaux básico, a preço honesto, e uma conta correta.

Um restaurante, enfim, de confiança.

Ici Bistrô

Rua Pará, 36, Higienópolis, SP

tel. (11) 3257 4064

Como chegar lá (Guia 4 Cantos): Ici

4 Respostas to “Confiança”

  1. Fernanda Says:

    oi, o que fazer com gestantes sem barriga que querem passar na frente das outras pessoas na espera?Meus clientes ficaram putos e acho que eles têm razão…o que vc acha?

  2. paisagensdacritica Says:

    Fernanda, minha mais fiel (e, sejamos sinceros, quase única) comentadora!
    Taí: não sei.
    Acho que é das situações em que todo mundo tem razão, mas uma razão não combina com a outra.
    E daquelas coisas que dependem do bom senso de todos – logo, geram problemas…
    Mas me lembro com saudade do último almoço antes de minha filha nascer: passamos na frente de umas vinte pessoas no Capim Santo (quando, bons tempos, ainda era em Vila Madalena). Só que minha mulher estava com barriga de nove meses.
    Lembro também que, antes disso, não “aproveitávamos” a barriga até que ela fosse notável.
    Sei não: o melhor – para grávidas & não-grávidas – não é fazer reserva?
    Obrigado pelo comentário & beijos!

  3. charles heles Says:

    Alhos ,

    Gostaria que me esclarecesse alguns pontos , fui recentemente ao Ici , e não gostei di que vi e comi ….Primeiro achei o Maitre rude , falando alto e e um tanto arrogante , segundo comi um steak tartar que segundo perguntei ia ketchup ??? Depois de comer em NY e Paris diversos vezes esta é a primeira versão que vejo com tal condimento !!! Minha companheira comeu Mexilhões , estavam bons …mas também este é dificil de errar ! A cerveja Stella , esta meio quente … enfim não foi tudo o que eu esperava do restaurante eleito melhor francês de SP .Para piorar n final da refeição o garçom empilhou os pratos e levou embora … dai achei que tinha comido num boteco . Não tenho vontade de voltar .

  4. alhos Says:

    Charles,
    tudo bem?
    Fiquei bastante espantado com seu relato e só posso lamentar que a refeição tenha sido tão complicada. Poucas coisas irritam tanto quanto uma decepção à mesa.
    Nunca tive problemas com o serviço do Ici. Não acho que ele esteja à altura da comida (exceção feita à extraordinária sommelière), mas normalmente cumpre suas funções corretamente. E a comida sempre esteve muito boa ou excelente.
    Sugiro que se dirija ao restaurante e faça o relato dos problemas que enfrentou. Antes de ter o blog, fazia isso quase sempre, quando que sentia mal atendido e, com raras exceções, minhas críticas foram bem recebidas. Inclusive porque a casa merece um retorno. E tenho certeza de que você merece comer o melhor que o Ici tem a oferecer.
    Abraços!


Deixe um comentário

