Erro & correção

19/11/2008

O pessoal do The Fifties (Vilaboim) cuida para que um erro não se repita.

Ao ser alertado, no almoço de hoje, que um suco pedido não chegara à mesa, o garçom se indignou justamente: “Mas ele não trouxe!”

E, para garantir que esse tipo de atraso não se repetisse, imediatamente providenciou para que a conta chegasse à mesa.

Antes que a tivéssemos pedido e, principalmente, antes que acabássemos de comer.

O maître, informado do ocorrido na saída, provavelmente achou que a aceleração da conta compensava a ausência do suco e não se preocupou em pedir desculpas.

Pois é.

4 Respostas to “Erro & correção”

  1. Fernanda Says:

    falando em erros e gentilezas, fico me perguntando o que fazer quando os clientes são estúpidos e ignorantes. Nossa, já senti tanta raiva e tive que fazer aquela cara de paisaegm, mas nem sempre o cliente tem razão…outro dia uma cliente pediu para fazermos uma reserva para 14 pessoas, o que no meu restaurante já fica difícil, mas era aniversário, abri a exceção e tal…aí ela fazia drinks e pediu se podi fazer um aperitivo para os amigos…tá tudo bem…não vou cobrar rolha…ah e posso levar o bolo…ta bom, sem problemas. Ao final veio um senhor pedir a conta no caixa e perguntou se eu cobrava o café ou faria uma cortesia pelo aniversário, disse que cobrava, mas que faria (mais) essa cortesia. Quando ele olhou a conta disse que eu não era idônea pois havia cobrado o couvert de uma criança (12 anos – que comeu umas 3 cestinhas de pão pelo menos)…nossa eu queria matar o car, que tava falando mole já, mas ainda disse que extornaria o valor, mas ele não quis saber, só quis saber de me chamar de ladra. Ai que ódio, tem gente que eu não gostaria que voltasse nunca mais…ufa desabafei
    bj
    fernanda

  2. paisagensdacritica Says:

    Fernanda,
    tudo bem?

    O nome técnico para isso é cara-de-pau. Junto com grosseria, claro.

    Mas o problema é mais grave. Acho que toda a discussão sobre direitos do consumidor (que é boa e necessária) acabou por ser mal compreendida por muitos. E criou um desvio, que faz com que as pessoas, supondo exercer direitos, se tornem autoritárias e desrespeitosas. O crítico de arte australiano Robert Hughes chama isso de “cultura da reclamação” e afirma que as pessoas se sentem no direito de agirem infantilmente, daí tais atitudes.

    Durante muitos anos, coordenei uma escola de ensino médio e foi notável como a postura dos pais se alterou, aos poucos, chegando a considerar que era seu direito interferir no planejamento dos professores ou no calendário da escola. Um inferno.

    Repito: nada contra reclamações e defesa de direitos de consumidor – até porque eles são efetivamente desrespeitados em muitos casos. E às respostas às reclamações (ou sugestões) nem sempre são as mais gentis.

    Nessa semana, além do caso do Fifties, aconteceram deslizes em duas visitas a restaurantes. Apontei e, em ambos, recebi soluções e respostas prontas e gentis das casas. Espero tê-lo feito de forma educada – e acho que fiz. Porque intolerável não é a reclamação, é a grosseria e a soberba que, no fundo, significam: eu estou pagando, faça o que eu quero. Mesquinharia, em bom português. Quando junta com cara cheia, então…

    Abraços!

    ps. fui a seu restaurante outro dia e provei o filhote. Fiquei feliz de encontrá-lo. Gosto muito dele e me permite recordar bons dias passados em Belém e o ótimo filhote preparado pelo Paulo Martins, do Lá em casa. Mas comento outro dia essa visita porque tem outras na fila.

  3. Fernanda Says:

    palavras de conforto…hum o filhote, vamos ver o que tem para falar, prato ainda duvidoso para o Henrique, não está seguro, não sabe se deixa, se tira, aguardo ansiosa na fila
    abraço

  4. paisagensdacritica Says:

    Não só de conforto: de reconhecimento da nobre e difícil arte de engolir sapo.


Deixe uma resposta

