O homem foi primeiro assador; depois, cozinheiro.
A sentença famosa é de Lévi-Strauss (que acabou de fazer 100 anos; logo, temos que levá-lo a sério).
O que Lévi-Strauss não falou é que alguns homens nunca passaram de uma fase a outra: continuam primitivos assadores. Na minha família há vários, mas não vou dar nomes para evitar encrencas.
O fato é que churrasco é um mito brasileiro e, na maior parte das vezes, um mito maltratado. Não, não falarei de novo de minha família. Continuo sem vontade de arranjar encrenca.
E não é só no Brasil que no princípio se assava, e ainda hoje. Se formos mais ao sul, a história se repete.
Tudo isso me passa pela cabeça quando vou a uma churrascaria ou – para ficar mais chique – a uma casa de carnes.
Não é meu tipo de restaurante preferido, mas não o dispenso. Principalmente se as carnes forem boas e o assador, melhor.
É o caso de El Tranvía, uma das melhores relações custo-benefício de carnes que temos em São Paulo.
A origem uruguaia é confirmada pelo uso do sal fino e pela predominância da cerveja Norteña nas mesas.
A arquitetura do local é um tantinho estranha, mas interessante: casas que foram progressivamente reunidas, sem que perdessem suas diferentes características. Dessa forma, o restaurante varia o padrão de piso e de pintura a cada salão.
O couvert é muito bom: mini morcillas num molho de vinho, pães variados e gostosos, manteiga, tortillas de verdura e de milho com queijo.
Pedi rim de entrada, para horror de meus amigos – que não descobriram, ainda, o prazer das entranhas. Veio corretamente assado, combinando o gosto de grelha das partes mais finas com a untuosidade semi-crua do interior dos segmentos mais grossos.
Para o prato principal, clássicos: bife ancho e de chorizo. Ambos no ponto. O chorizo é superior, no sabor e na textura. Mas ambos são bons, agradáveis.
As garrafas de Norteña (claro) vêm no ponto certo e os garçons, atenciosos sem serem pegajosos, não ficam insistindo para que você peça logo a próxima.
No final, uma conta honesta: 160 reais para cada casal e todo mundo sai satisfeito e nem lembra que viveu, por algumas horas, no estágio anterior ao dos cozinheiros…
Rua Conselheiro Brotero, 903, Santa Cecília, SP
tel. 11 3664 8313
Como chegar lá (Guia 4 Cantos): El Tranvía
30/12/2008 às 15:29
Olá,
obrigada por sua mensagem, lá no BP.
Espero que você tenha um 2009 maravilhoso, com muitas descobertas gourmet!
Um abraço,
Luciana
30/12/2008 às 22:14
Obrigado, Luciana.
Um beijo!