Questão de preço

10/02/2009

 

Preço importa, é óbvio.

Mas é preciso evitar julgamentos apressados. O Jun é caro e vale? Vale. O D.O.M. é caríssimo e vale? Vale.

A cantina da minha rua cobra 20 reais por uma massa molenga e encharcada de molho acidíssimo. Vale? Não.

E, em tempos bicudos como os atuais, o preço pesa bastante.

No domingo à noite fomos ao Hideki.

Pedimos ostras de entrada. Elas estavam carnudas, frescas, saborosas.

Em seguida, comemos sashimis interessantes – especialmente o robalo, o polvo e o toro. Frescos e saborosos, muito bem fatiados.

As vieiras recém descongeladas, porém, estavam inexpressivas.

E sushis bem preparados. De novo, o toro foi o destaque, junto com as ovas de peixe-voador.

O atendimento foi simpático e o lugar… Bem, o lugar é razoável, sem maiores delongas. A televisão, com a graça do Altíssimo, estava desligada e a baixa freqüência impedia que os ruídos atrapalhassem.

Tudo ok? Tudo ok.

Mas a conta bateu nos 350 reais (duas pessoas, sem bebida alcoólica). Vale tudo isso? Não, não vale.

Sem querer comparar (mas comparando), isso é o que pago no Aizomê, meu vizinho, que usa ingredientes tão bons ou mais e oferece mais conceito, mais elaboração e ambiente mais agradável.

Por que uma refeição sem qualquer destaque sai tão cara? Não devia.

Preço importa, é óbvio.

Hideki

Rua dos Pinheiros, 70, Pinheiros, SP

tel. 11 3083 7744

Como Chegar lá (Guia 4 Cantos): Hideki

 

12 Respostas to “Questão de preço”

  1. Ricardo Reno Says:

    Caro Comilão bom dia, tudo bem?

    Eu aqui de novo dando meus pitacos. O que eu acho é que quando lidamos com paixões fica difícil mensurar o que quer que seja, não é? Não é fácil encontrar equilíbrio entre o que a razão pede e o coração implora. Um dia, ouvindo o Mauro Haffeld na CBN ele disse que o grande problema da maioria das pessoas era o “Eu mereço”. E a lista, do eu mereço, e as tentações são muitas. Como fazer? Não sei , vire e mexe também deparo-me com a mesma questão.Para nós que gostamos de comer, experimentar e ousar nos prazeres, nunca fiz a conta, mas o coração deve estar ganhando de lavada!! Como escreveu Oscar Wilde: “A melhor maneira de fugir de uma tentação é cair nela”.O preço importa? É óbvio, mas depende, que colocação está em nossa lista de nossas prioridades.

    Abraços

  2. Alhos, Passas & Maçãs Says:

    Ricardo,
    tudo bem? Obrigado pelo comentário.
    Você tem razão: não dá para resumir a discussão às questões contábeis.
    Entre as muitas (sempre muitas) subjetividades envolvidas nas visitas a restaurantes, tem mais essa. Por isso relativizei a discussão no início do comentário.
    A prova dos nove, já disse o Oswald, é a alegria. No caso, a de comer.
    Abraços!

  3. Ricardo Reno Says:

    Comilão,

    Se algum dia estiver na região de Campinas não deixe de visitar o Laura&Francesco em Valinhos. Dona Laura faz uma cozinha do norte da Itália, muito boa. Sugestão, experimente o Caramele, uma massa recheada com carne no formato de caramelo, com molho funghi e azeite trufado. Depois troquem experiências gastronômicas, ela vai adorar.O endereço é Rua Martinho Leardine 326 tel (019)3849-6714. Fica perto do colégio Porto Seguro.

    Abraço

  4. alhos & passas Says:

    Ricardo,
    obrigado pela dica.
    Vou a Campinas umas duas ou três vezes por ano, para participar de bancas ou eventos na Unicamp. Ainda não tenho nenhuma marcada para 2009, mas assim que tiver, me programo para experimentar o Laura & Francesco.
    Gosto muito (muito!) de comida italiana e de boas massas.
    Abraços!

  5. Carola Says:

    Quase fui no Hideki uma vez, porem meu marido não arisca o certo pelo incerto, e acabamos indo no Shin Zushi, mas para variar vamos no Aikome qdo estamos realmente com fome, pois nem sempre consigo comer tudo!! Quando quiser ir no Shin Zushi conosco é só avisar, temos cadeira cativa lá! hehe

  6. alhos Says:

    Carola,
    tudo bem?
    Os peixes do Hideki são bons e diversificados. Vale uma visita.
    Mas é bem mais caro que o Shin-Zushi – e o Shin é melhor.
    Beijos!

  7. Luis Akio Says:

    Já fui amigo do Hideki e concordo que o preço do jantar é exorbitante, tanto que sempre fui no rodizio do almoço que acho o custo x beneficio melhor, não que seja o rodizio mais barato de Sampa.
    A variedade de peixes é boa e gosto muito. Mas nem sempre é o proprio Hideki que faz os pratos.
    O serviço é lastimavel, eu que conhecia todos os garçons, já passei apuros. Tanto que uma vez conversei com o Hideki o pq do serviço ser tão ruim. Até me ofereci para arrumar o serviço, mas ……….
    Fui uma vez no Shin-Zushi e gostei muito.
    Quanto ao Aizome, tive uma experiencia muito engraçada no RW.

  8. alhos Says:

    Luis,
    tudo bem?
    Infelizmente a conjunção preço alto-serviço esquisito dificulta as coisas no Hideki.
    Qual foi sua experiência engraçada no Aizomê? Moro muito perto e vou ocasionalmente. Já fui mais. Tive, porém, umas refeições meio complicadas por lá e desisti, sobretudo, da degustação deles (numa das vezes, chegaram a depositar os próximos dois pratos na mesa, antes que eu acabasse o anterior). Mas é bom, claro.
    O Shin-Zushi tem peixes fabulosos, mas o preço, hoje, é dos mais altos de São Paulo. Os sushis de lá estão bem mais caros, por exemplo, do que os do Kinoshita ou do Jun Sakamoto (se comidos aos pares, na mesa, e não no balcão de degustação). Os sushis, no Jun, aliás, apesar da fama de caros, são dos mais baratos, hoje, entre os poucos bons japoneses da cidade (e, na minha opinião, continuam os melhores).
    Abraços!

  9. gabriel Says:

    Ola, bom, eu ja ouvi inumeras reclamações do hideki, principalmente do serviço e todas vindas de fontes que eu confio.O que eu tenho a dizer é que o u unico hideki que valia a pena ir era o de moema, com um ambiente mais tradicional e mais atencioso tambem, mas para minha decepçaõ todas essas qualidades da casa eram consequentes do otimo gerente e sushi man Rubens( sobrenome desconheço) que acabou indo parar na nova casa na bela vista junto com um outro gerente antigo que era da casa de pinheiros.Resultado, a nova casa não agrada muito na aparencia mas mesmo anoite serve um menu degustação( nada especial , nem diria que é um omakasee mais um rodizio degustação)mas muito bom por mais ou menos 70 reais, muito bom mesmo, muito fresco todos os peixes, arroz mediano, mas acho que vale, até por que acompanha diversas opções quentes. enquanto isso a casa de moema fico bem fraca e a de pinheiros todos ja conhecem

  10. alhos Says:

    Gabriel,
    tudo bem?
    Só conheço o Hideki de Pinheiros, nunca fui ao de Moema. Acho que o grande problema da casa estava (está?) mesmo nos preços.
    E obrigado pela dica: vou conhecer a nova casa.
    Abraços!

  11. Gourmet San Says:

    Ola gente, possuo um blog especializado em reviews de comida japonesa, incrivel essa review, tive a mesma sensacao, fiz 4 reviews sobre o Hideki jah: buffet do almoco, teishoku do rest week, toro especial e rodizio do hideki! mas como estamos falando mal do Hideki, aqui vai a que eu falei mal tb, a do rodizio: http://gourmetsan.com.br/2011/12/hideki-pinheiros-rodizio-com-ovas-peixes-frescos-e-mal-humor/ mas tb recomendo ler as outras! O buffet vale a pena! abs

  12. alhos Says:

    Gourmet San,
    obrigado por seu comentário.
    Abraços!


Deixe uma resposta

