O rol das boas cantinas – aquele nome que resolveram dar às trattorias paulistanas – é pequeno. Mínimo. Quase inexistente.
Uma das raríssimas boas é a Buttina.
Comemos uma entrada agradável (prato de frios, queijos, pão e azeite) antes de pedir dois tortelli de pato com molho de tomate pelado e um ravióli de muzzarela de búfala.
O recheio do tortelli (que era mais um ravióli) era farto e com sabor ótimo e intenso de pato. O de muzzarela de búfala era mais óbvio, mas igualmente bem preparado e com muzzarela de boa qualidade no recheio. Molhos saborosos e densos, na proporção correta.
As duas massas feitas obviamente na casa e servidas no ponto certo. Obrigação? Claro. Mas tem muita cantina por aí que só usa grano duro e serve massa molenga, encharcada em molho ralo. E ainda ganha prêmio – talvez porque reúna uma pseudo-intelectualidade e faça o ar cult. Sei lá.
A pastiera di grano era correta y no más, enquanto a cassata carecia de fruta cristalizada e padecia de excesso de calda (o que acelerou o derretimento do sorvete). Bom o sorvete de flocos, também da casa.
Tomamos um Villa Montes Cabernet Sauvignon, a preço decente, e águas. O café de cafeteira foi inteiramente dispensável. Serviço extremamente atencioso.
Uma refeição memorável? Certamente não. Mas quem vai a uma cantina não está à espera de grandes emoções. Quer um jantar honesto, bem feito. E a Buttina oferece isso, com o adendo interessante de algumas massas criativas.
Uma trattoria boa, enfim.
Rua João Moura, 976, Pinheiros, SP
Tel. 11 3083 5991
Como chegar lá (Guia 4 Cantos): Buttina
18/08/2009 às 17:24
Excelente! Gosto do Buttina, acho bastante honesto e ótimo custo/benefício.
Para mim é a melhor opção da redondeza, que tem casas mais ‘famosas’ e concorridas porém, a meu ver, bem inferiores. Qualquer dia nos toparems por aí (mesmo sem saber quem és).
Abraço
18/08/2009 às 18:07
Carlos,
é isso.
Sim: hora dessas encontramos por aí. Tem sua foto no Twitter, mas com minha (in)capacidade de reconhecer fisionomias, acho que nem assim…
Abraços!
18/08/2009 às 19:05
Oi Alhos,
Não conheço o Buttina, não sou muito frequentadora de cantinas, já que o marido é italiano, então as criticas são duras, porem tenho uma duvida, tem uma cantina muito perto de casa, a Bucatini, que sempre esta lotada, conhece?
Tenho muita curiosidade!
18/08/2009 às 19:35
Carola,
tudo bem?
Fomos muitas vezes ao Bucatini do Guarujá, que começou bem, declinou e fechou (a casa trocou de nome).
Ao de São Paulo só fomos uma vez e não gostamos muito. Melhor do que a maioria das cantinas por aí (o que, convenhamos, não é difícil). Mas a massa e os molhos, além de excessivos, eram inexpressivos.
Beijos!
19/08/2009 às 12:00
Bom, então vou passar o Bucatini e vou conhecer o Fricó, já que tb fica perto de casa!! O que vc acha?
Beijos
OBS: Acabei de ver que tem o Antiquarius no Restaurante Week no almoço, Prato principal: Arroz de cordeiro ou Bacalhau a Antiquarius ou Fliet Antiquarius.
Não sou muito fã dele, porem por R$27,50 + 1 real, acho que ta valendo heheheh
19/08/2009 às 15:24
Alhos
Boa dica.Na próxima passada vou experimentar a Buttina.
19/08/2009 às 15:48
Carola
Vou com alguma regularidade ao Friccò: é o restaurante preferido de meu melhor amigo.
O chef, Sauro Scarabota, é excelente cozinheiro. Ocorrem, porém, deslizes no preparo dos pratos – o que impede, a meu ver, que a casa decole. Mas vale a visita, sim. O coelho em geral é muito bom.
Beijos!
Mario
Prove e depois conte se gostou.
Abraços!
19/08/2009 às 16:40
Olá Alhos!
Concordo com a tal cantina q só faz grano duro e serve molho ralo e ainda leva prêmio…. Pensei q só eu não gostava desse lugar….
Ninguém merece!!!!!
Abraços!
Paola
http://localdagula.wordpress.com
20/08/2009 às 08:44
Paola,
tudo bem?
Fazer o quê? Para mim, segue sendo um mistério.
Mas você não está sozinha. Só aqui em casa somos três. E tem mais gente, sim.
Abraços!
20/08/2009 às 13:05
Oi Alhos!
Adooro o Buttina, excelente custo/benefício.
E sobre “a outra”, só vou lá pra comer os antepastos – esses sim bem gostosos. Como o preço dos vinhos é ok por lá, acabei fazendo da cantina um tipo de bar-au-vin…ou boteco-ao-vino!
Um abraço!
20/08/2009 às 20:13
Ju,
tudo bem?
A relação custo/benefício do Buttina é mesmo muito boa.
Gozada a idéia de “boteco-ao-vino”.
Abraços!