Twelve Bistrô

20/04/2012

 

Certos restaurantes nos atraem por motivos que não são necessariamente ligados à boa comida. Claro que ela não pode ser ruim —nesse caso, não há conversa.

 

Mas o bom atendimento, a boa ambientação ou algum motivo que não se consegue explicar fazem com que voltemos sempre, que mantenhamos aquele endereço na mira de uma próxima refeição.

 

É mais ou menos isso que acontece com o Twelve Bistrô. Há comidas boas por lá? Sim, mas também há pratos mal executados. O atendimento é bom? Mais ou menos: não é ruim, tampouco é atencioso. O ambiente é agradável? Muito. Especialmente a parte da frente, uma varanda coberta, que sugere relaxamento e informalidade e denuncia o hibridismo da casa.

 

Porque, apesar de ter bistrô no nome, não é um bistrô —se bem que, em São Paulo, é bastante difícil definir o que é um bistrô: a padaria aqui perto de casa, por exemplo, chama seu bufê de café da manhã de bistrô.

 

Twelve é parte lanchonete, parte restaurante. Serve almoço executivo, tem cardápio enxuto e também hambúrgueres, petiscos e cervejas. As cervejas, aliás, são um bom atrativo. Com relativa variedade, a carta inclui bons rótulos brasileiros e estrangeiros, permitindo que escapemos das malfadadas pilsens-sem-gosto servidas a setenta graus negativos.

 

A vocação híbrida, a varanda, as cervejas. Acho que é isso que me atrai no Twelve. E, claro, dois pratos: a coxinha de rabada e o fish & chips. A coxinha exagera um pouco no alho e no alecrim, mas é frita com precisão e a rabada, saborosa.

 

O fish & chips, salvo engano, não tem equivalente em São Paulo. Preparado com robalo —e não com bacalhau, cod, que predomina nos pubs ingleses—, é suculento, úmido, crocante. Uma delícia.

 

A parte negativa vem nos hambúrgueres, que poderiam ser destaques da casa, mas vêm inevitavelmente além do ponto. Todas as vezes em que pedi, pelo menos, vieram. Tentei até dizer que preferia mal passado, mesmo assim não deu certo.

 

Fácil de corrigir, claro. E no dia em que corrigirem será um elemento a mais para me atrair ao Twelve Bistrô. Além do ambiente, da varanda, da coxinha, da cerveja, do fish & chips e, provavelmente, de mais algumas coisas que não sei identificar e que me levam para lá.

 

 

Twelve Bistrô

Rua Simão Álvares, 1018, Pinheiros, SP

tel. 11  3562 7550

 

12 Respostas to “Twelve Bistrô”


  1. Também gosto do fato de ele ficar em uma rua tranquila, o que sempre me permitiu estacionar na rua e não ter de pagar 20 reais de estacionamento😉

  2. Guilherme Says:

    Olá Alhos

    Eu fui no Twelve e gostei bastante, apesar de achar o Fish & Chips estava com o interior um pouco cru demais, mas as batatas estavam tipicamente inglesas.

    Soube que tem um restaurante inglês chamado Pie in the Sky que também faz Fish & Chips e gostaria de saber se já foi lá e, se afirmativo, se vale a pena ir.

    Abs,

  3. alhos Says:

    Mariana,
    tudo bem?
    É um lugar gostoso, sim.
    Beijos!

    Guilherme,
    tudo bem?
    Nunca comi o fish & chips do Pie in the sky, apenas as tortas, que acho muito boas – especialmente a de rim e a de cordeiro. Vale a pena, sim.
    Abraços!

  4. André Dondon Says:

    Talvez você tenha dado azar, ou mais provável, eu tenha dado sorte. Fui apenas uma vez ao Twelve e pedi um hamburguer, ao ponto, que veio no ponto exato, vermelho, suculento, porém sem encharcar de sangue. Coisa rara de acontecer (mesmo em hamburguerias de muito mais nome). Bom saber do fish and chips, pedirei da próxima vez.

  5. alhos Says:

    André,
    tudo bem?
    Foram quatro vezes. Mas insistirei.
    Abraços!

  6. Jefferson Says:

    Guilherme, o Fish n’ Chips é servido no Bristol Tavern, e não do Pie in the Sky, que tem apenas tortas. Ambos os restaurantes são do mesmo dono, e valem a visita. (faz um tempo que não vou lá, acho melhor confirmar primeiro rs.)

    Alhos, pela sua descrição, o Twelve parece realmente ser um lugar bom para se deixar as preocupações de lado. Acho que em semanas estressantes, um lugar com ambientação agradável, e uma comida que não exija tanta atenção, parece ser uma boa pedida.

    Abraços!

  7. noveasnove Says:

    Alhos,

    Fiquei sabendo apenas hoje de seu post sobre o Twelve. Obrigado, críticas são sempre importantes para o aprimoramento do trabalho.

    O hamburguer é um dos pratos reconhecidos em meu trabalho. Lamento que nestas ocasiões o resultado não tenha sido o esperado.

    Até uma próxima!

  8. alhos Says:

    Jefferson,
    obrigado pelo esclarecimento.
    É um lugar muito agradável, sim. Vale a pena.
    Abraços!

    Noveasnove,
    obrigado pela atenção.
    Já ouvi vários elogios ao hambúrguer de vocês. Para mim, infelizmente, ele nunca veio no ponto.
    Abraços!

  9. Anna Patsea Says:

    Dei uma chance para experimentar o Twelve após ler no blog a lista dos restaurantes que valiam a pena em Sp, e não me arrependi! Indico fortemente o curry, a salada niçoise, o salmão com aspargos e abóbora (prato do dia), o medalhão e a torta de pera de sobremesa! perfeita! Os hambúrgueres, de fato, deixara um pouco a desejar. Mas voltamos ao Twelve, pois em ão Palulo, sobram restaurantes, mas poucos são como este: despretenioso, com pratos bem executados e bem servidos, em um ambiente relaxante e informal por um preço relativamente justo!

  10. alhos Says:

    Anna,
    obrigado pelo comentário e pelas sugestões.
    Abraços!


  11. Oi Alhos, alguma chance de me ajudar com sua opinião na minha monografia da Pós? Seria de enorme valia! Se sim, gostaria de um email de contato, por favor. (ou se preferir meu email é batataepepino@mail.com)
    Abraços!
    André

  12. alhos Says:

    André,
    tudo bem?
    Posso, claro.
    Me escreva, por favor, no endereço alhospassas@uol.com.br
    Abraços!


Deixe uma resposta

